1)O que é o Incoterms ?

É um instrumento, conjunto de regras, que uniformiza a linguagem internacional de comércio no que se refere a custos e riscos de entrega de uma mercadoria.

2)O que é ISPS ?

ISPS significa International Ship and Port Facility Security. É uma medida de segurança nos portos contra o terrorismo, foi criada pelo Solas e é válida em todas as cargas e países participantes da IMO (International Maritime Organization).

3)Qual diferença entre NVOCC e Freight Forwarder ?

O NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier) opera através de navios de empresas de navegação por não ter os seus próprios. Já o freight forwarder opera como terceirizado nos serviços do consignatário ou embarcador, providenciando em seu lugar todas as operações necessárias para isso.

4)O que é um Despachante Aduaneiro ?

É a figura apta a ser o processador dos trâmites legais, sendo uma pessoa física responsável e autorizada pela Secretaria da Receita Federal (SRF).

5)Qual diferença entre despacho e desembaraço aduaneiro ?

Despacho é a preparação documental efetuada pelo despachante, obrigatória a qualquer carga proveniente ou destinada ao exterior, para posterior envio à Secretaria da Receita Federal (SRF).
Desembaraço é o trâmite e análise fiscal e documental realizada pela SRF através do sistema Siscomex para liberação e conclusão da conferência aduaneira.

6)O que é um armador ?

É a empresa que tem o navio, próprio ou não, que é oferecido para transporte de cargas mediante pagamento de um frete. Ele responde pela carga desde o momento em que esta é recebida do embarcador até sua entrega no destino.